3 de fev. de 2011

Pra que serve um deputado?


Caras novas, outras nem tanto. O que esperar desta legislatura? Pra quê serve mesmo um deputado?
Na campanha, eles chegam fazendo zoada nas casas dos potenciais eleitores, “arrastam” ainda mais o sotaque pra criar uma maior empatia, afagam criancinhas catarrentas, comem buchada sem gostar, até tanajura assada, se isso der voto. Depois de eleitos, poucos têm a preocupação de agradar a essa gente que o elegeu.
Agradar, aqui, não é aquele tipo de “agrado” que muitos conhecem. Também não é sinônimo de “voto de aplauso” – coisa mais chatinha -, a menos que o tal sujeito tenha feito algo realmente significante. Agradar é, simplesmente, estar atento aos clamores de seu povo, às suas dificuldades. É estarem unidos, mesmo em partidos diferentes, por uma causa de grande repercussão social, e não apenas no momento de aumentar os próprios salários. Agradar é, ainda, pensar em como melhorar a qualidade de vida da população. Criar leis sérias e esquecer as estúpidas – há uma clara tendência à estupidez em vários parlamentos.
Os deputados eleitos tomaram posse nesta terça-feira com a melhor das intenções, mas diz o ditado que de boas intenções o inferno está cheio. Não basta dar entrevistas prometendo ser produtivo e andar antenado com o povo. É preciso discursar com objetividade, refletir sobre o mandato, pensar em projetos de significância política e prática, que reverberem na sociedade.
Os novos deputados estão prontos para isso?
A primeira grande ocupação dos deputados estaduais é a eleição da Mesa da Assembleia Legislativa, a “arrumação” de seus gabinetes, conferir a verba de gabinete. Passada essa primeira fase, reúnem-se com seus partidos ou grupos políticos, definem estratégias de atuação particular e conjunta. Parte da oposição vai discutir se deve ou não apoiar os atos do governo, alguns dirão que são independentes, outros já acenam para a bancada, insinuantes… só depois é que passarão, de verdade, a atuar. Ou não.
Pra quê serve mesmo um deputado? Nem Tiririca, o bom de voto, sabe. “Chegando lá eu te explico”, disse ele à imprensa, após ser eleito deputado federal. Pensam vocês que não existem deputados por aqui assim? Não sabem porque estão lá na Assembleia, mas depois eles explicam, ok?
Em tempo
“Compete aos deputados estaduais a função de legislar, no campo das competências legislativas do Estado, definidas pela Constituição Federal, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar lei estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual”.
Traduzindo: deputado tem que trabalhar pelos interesses do povo. Do povo, ouviram?

Vereador caruaruense faz o primeiro pedido à Secretária Raquel Lyra





A deputada Raquel Lyra (PSB) nem sequer esquentou ainda a cadeira de secretária da Criança e da Juventude e já recebeu o primeiro pedido da Câmara Municipal de Caruaru, sua principal base eleitoral.
O vereador Lula Torres (PR) solicitou-lhe nesta quarta-feira a construção de uma creche que atenda às localidades de Vila Peladas, Vista Alegre, Alecrim e Alto do Moura.
Ele está atento à promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff, que em seu programa eleitoral garantiu que se fosse eleita iria construir em todo o Brasil 6 mil creches.
Lula Torres dirigiu também um apelo ao prefeito José Queiroz (PDT) para que envie à Câmara um projeto de lei vedando a ocupação de cargos públicos no primeiro e no segundo escalões da prefeitura pelos chamados “fichas sujas”, seguindo o exemplo do governador Eduardo Campos.

Ana Arraes e Humberto Costa são os dois únicos pernambucanos em cargos de líder no Congresso






Dos 22 partidos políticos com representação na Câmara Federal, o único que terá um pernambucano na liderança é o PSB. Ana Arraes foi escolhida pela bancada do partido, por aclamação, para o cargo de líder e ontem mesmo já começou a trabalhar.
No Senado, Humberto Costa será o líder da bancada no PT nesse primeiro ano de seu mandato, devendo ser substituído por outro senador em fevereiro de 2012.

Os outros líderes na Câmara são os seguintes: Paulo Teixeira (PT-SP), Henrique Alves (PMDB-RN), Duarte Nogueira (PSDB-SP), ACM Neto (DEM-BA), Nelson Meurer (PP-PR), Lincoln Portela (PR-MG), Giovani Queiroz (PDT-PA), Jovair Arantes (PTB-GO), Hugo Leal (PSC-RJ), Osmar Júnior (PCdoB-PI), Sarney Filho (PV-MA), Rubem Bueno (PPS-PR), Cleber Verde (PRB-MA), Fábio Faria (PMN-RN) e Ivan Valente (PSOL-SP).

Representantes da Secretaria de Agricultura de Pernambuco e do Bird fazem visita ao sertão





Os secretários executivos José Patriota e José Aldo dos Santos, que integram a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, acompanharão nesta quarta (2) e quinta-feria (3) o representante do Banco Mundial (Bird), Edward Bresnyan, em uma viagem ao sertões do São Francisco e Araripe.
A primeira parada acontece hoje em Lagoa Grande, no Assentamento Malhada Real, local destinado à produção de uvas. Em seguida, a comitiva segue para Petrolina, em visita ao Assentamento Mandacaru, com destaque ao projeto de Horticultura. à tarde, o grupo vai à cidade de Dormentes visitar Agroindústria de Umbu. A Caprinovinocultura será destaque na visita ao Assentamento da Fazenda Rodrigues em Santa Cruz.
Já na quinta-feira o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos também se integrará ao grupo. Pela manhã, ele os demais participam de uma reunião com a rede de associações de caprinovinocultores do Araripe, em Ouricuri, e finalizam com uma visita ao Abatedouro Industrial de Caprinos, no município de Parnamirim.
Ainda na agenda outro grupo de representantes do Bird, acompanhados por técnicos do ProRural, viajará hoje até Pesqueira, na comunidade indígena Xukuru, a fim de conhecer projeto de Resfriamento de Leite. Na sequencia, o grupo segue até Petrolândia, no Sertão de Itaparica, para visita a um projeto de piscicultura, na Associação Largo Papagaio.
O trabalho dos técnicos do estado e do Bird tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos produtores familiares rurais – principal meta do Pernambuco Rural Sustentável. Desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – ProRural, a iniciativa tem financiamento do Banco e contará com recursos estimados em 135,2 milhões de dólares. Em fase de negociação, o projeto atenderá a 180 municípios pernambucanos, agrupados em 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs).

Governador também é recebido em audiência pelo ministro da Agricultura








Após reunir-se com Dilma Rousseff na tarde desta terça-feira, o governador Eduardo Campos foi recebido em audiência pelo ministro da Agricultura Wagner Rossi.
Os dois conversaram sobre a mudança de classificação de Pernambuco em relação à febre aftosa. O Estado, considerado hoje como de “risco médio”, pleiteia receber o carimbo de “livre da Aftosa com vacinação” ainda neste ano de 2011.
O governador pediu ao ministro que o Governo Federal realize com urgência a rodada dos exames de sorologia prevista para o ano passado, o qual não houve por conta de problemas encontrados em outros estados nordestinos.
O exame de sangue de uma amostra do rebanho detecta se há ou não contaminação do gado e é realizado simultaneamente em vários estados de uma mesma região.
Com o último caso da doença registrado em 1998, uma cobertura vacinal acima dos 95% e um controle da movimentação dos animais acima dos 90%, Pernambuco atende a todos os pré-requisitos necessários para sair da faixa em que se encontra.

Ana Arraes leva prefeitos para cobrar água a Fernando Bezerra Coelho






Líder da bancada socialista na Câmara Federal, a deputada Ana Arraes iniciou o seu mandato nesta quarta-feira (2) levando um grupo de prefeitos pernambucanos para uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Na pauta, a carência de abastecimento de água nos municípios.
Na reunião, Ana Arraes lembrou que Pernambuco tem a maior deficiência hídrica do Nordeste. “Nós temos carência de abastecimento de água em todos os municípios. Todos sabemos que água e saneamento básico representam saúde”, frisou a parlamentar. Os prefeitos ouviram do ministro que a pasta estará empenhada em solucionar o problema. “Os programas de irrigação e da erradicação da pobreza extrema no Estado vão receber atenção especial do Ministério”, disse.

Prefeitos presentes na reunião:
Sandoval Cadengue (Brejão)
Geninho (Cortês)
Nemias Gonçalves (Custódia)
Nicodemos (Feira Nova)
Eudson Catão (Palmerina)
Zé Birro (Palmerina)
Evilásio Araújo (Taquaritinga do Norte)
As prefeituras de Barreiros, Itaquitinga e Vicência mandaram representantes.
Foto e texto: blog da Folha

Estado ganha quatro novas fábricas nesta sexta-feira





O governador Eduardo Campos assinará nesta sexta-feira (04), às 16h, no Palácio do Campo das Princesas, protocolos de intenções com as empresas Vita Derm (SP), Companhia Brasileira de Vidros Automotivos (PE), Brasfrut (BA) e Galíctio (ESP).
O ato marca o início do processo de instalação de unidades de produção das quatro empresas em Pernambuco, sendo as duas primeiras no município de Goiana, e as demais em Bonito e Suape, respectivamente.
A articulação ficou a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), da Companhia Pernambucana de Gás Natural (Copergás) e do Complexo Industrial e Portuário de Suape.

Gonzaga Patriota fala em priorizar bancada do Nordeste na Câmara de Deputados





Respaldado pelo governador Eduardo Campos para ser o líder da bancada nordestina na Câmara de Deputados, Gonzaga Patriota (PSB-PE) tomou posse na manhã de ontem (1º) como deputado federal na Câmara, para o seu quinto mandato consecutivo falando justamente desse assunto.
O socialista ressaltou que no seu novo mandato pretende priorizar a bancada do Nordeste na Casa.
“Já conseguimos a integração do Rio São Francisco com outros rios perenes da região e a reinstalação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O objetivo agora é investir na Ferrovia Transnordestina que já funciona no Piauí, Recife e Chega a Petrolina e em novas ações para o desenvolvimento da região”, explicou Patriota.
Para o próximo mandato, o deputado defende o debate entre os colegas da Câmara para chegar a um acordo sobre a Reforma Política. Patriota pretende também continuar defendendo as bandeiras do seu último mandato, como a defesa da implementação de órgãos que fiscalizem o Código de Trânsito Brasileiro e o piso salarial para professores, membros da segurança e profissionais das áreas de saúde.
O socialista pretende aprovar ainda a PEC 02/2003, de sua autoria, que possibilita que servidores públicos requisitados optem pela alteração de sua lotação funcional do órgão original para o órgão atual de trabalho. Para a alteração, o funcionário precisa ter dois anos ininterruptos na mesma função. “Muitas vezes órgãos sedem seus funcionários e ficam com a vaga que precisa ser preenchida para o bom funcionamento do trabalho”,disse.

Eduardo Campos entrega prestação de contas de 2010





Na abertura dos trabalhos da 17ª legislatura da Assembleia, o governador Eduardo Campos (PSB) entregou uma prestação de contas relativa ao ano de 2010 aos deputados estaduais. Um dia após a posse dos parlamentares, o socialista decidiu ler a mensagem do Executivo pessoalmente no plenário do Palácio Joaquim Nabuco.
O discurso de Eduardo Campos, de cerca de sete páginas, foi centrado na economia do estado. “Criamos as bases para a consolidação da nova economia, que conduz Pernambuco a um patamar diferenciado no cenário brasileiro, com foco na qualidade de vida”, declarou.
Antes do governador, discursou o presidente da Assembleia, Guilherme Uchôa (PDT). O pedestista reafirmou o compromisso da Casa de ajudar o Poder Executivo.
Também participaram da solenidade os secretários Tadeu Alencar (Casa Civil) e Evaldo Costa (Imprensa).

Salgueiro está incluído na segunda edição do Todos por Pernambuco





O município de Salgueiro é uma das 12 circunscrições territoriais incluídas na segunda edição do programa “Todos por Pernambuco” do Governo do Estado. A partir do próximo dia 14 de fevereiro Eduardo Campos estará visitando municípios do Sertão, Agreste e Zona da Mata para ouvir as reivindicações das comunidades locais. Segundo reportagem da Folha de PE, Eduardo deve visitar Salgueiro no dia 15 de fevereiro, mesma data que visitará o município de Petrolândia. Os outros municípios sertanejos que receberão o programa este ano são Afogados da Ingazeira e Arcoverde.
Em cada data o governo promoverá seminários nas cidades selecionadas. Um no turno da manhã e outro à noite. Os habitantes dos municípios vão receber questionários para apontar as necessidades de suas cidades. Nas plenárias o governador ouvirá as reclamações e depois trabalhará para resolver os problemas. Primeira edição do “Todos por Pernambuco” foi realizada em 2007, durante o primeiro mandato de Eduardo Campos. Na época Eduardo também visitou Salgueiro e passou por Floresta, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Petrolina no Sertão, além de outros municípios no Agreste e Zona da Mata.

Eduardo vai à Betim conhecer fábrica da Fiat. Empresa quer dinheiro do BNDES


Eduardo vai à Betim conhecer fábrica da Fiat. Empresa quer dinheiro do BNDES





O governador Eduardo Campos vai à cidade mineira de Betim na próxima quarta-feira (09) para conhecer a fábrica da Fiat instalada na cidade.
O convite foi feito hoje (1º) pelo presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Bellini, após reunião realizada em Brasília.
Governo de Pernambuco e montadora trataram da estruturação do financiamento via BNDES necessário à implantação da Fiat em Suape.
Também participaram do encontro realizado na representação do Governo de Pernambuco em Brasília, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Geraldo Júlio, e o seu antecessor, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

Professores da rede pública estadual de Pernambuco receberão microfones para o ano letivo de 2011






As aulas para os alunos de escolas públicas de Pernambuco recomeçam nesta quarta-feira (2). A Secretaria de Educação garante que todas as escolas da rede, inclusive as reformadas, estarão em funcionamento ainda neste mês para receber quase um milhão de estudantes que são esperados nas salas de aula.
De acordo com o novo secretário de Educação, Anderson Gomes, os professores contarão com um novo instrumento de trabalho em 2011. A novidade é a distribuição de 8,3 mil microfones para professores da rede estadual. Inclui o microfone, o alto-falante e o carregador de bateria. O material vai ser distribuído em todas as 17 gerências regionais e os gestores vão distribuir nas escolas de acordo com o tamanho da escola, a capacidade e o número de professores. Terão prioridade os professores que tenham algum distúrbio de cordas vocais, natural da profissão.
A distribuição dos kits de fardamento e material didático para os alunos da rede estadual continuará neste ano para os estudantes de 1ª até a 5ª série e um kit para os alunos de 6ª a 8ª e do Ensino Médio. (com informações: pe360graus/foto ilustrativa)

Mãe do governador Eduardo Campos é aclamada nova líder do PSB na Câmara de Deputados







A deputada federal Ana Arraes foi aclamada a líder do PSB na Câmara de Deputados. A mãe de Eduardo Campos e filha do ex-governador Miguel Arraes terá agora uma oportunidade imprescindível para mostrar que tem sangue de político correndo em suas veias.
O PSB conta com nada menos que 33 parlamentares na Casa. É esse o grupo no qual Ana Arraes terá de comandar. Ela já disse que não será uma líder impositiva, mas vai precisar também de mão firme para lidar com eventuais conflitos de interesses, comuns a todos os partidos.

Saem as primeiras nomeações para Gestores Regionais

Frente Popular ainda não conseguiu indicar nenhum representante da “Terra”
O Diário Oficial do último dia 29/01/2011 oficializou a permanência de três dos sete gestores regionais que atuam em Afogados da Ingazeira.
Através do Ato 1.207, foi oficializado a permanência de Dr. Marcílio Valadares, como Gestor do Hospital Regional.
No Ato 1.558 foi confirmada a presença de Cecília Patriota como Gestora da Gerência Regional de Educação.
Já através do Ato 1.172, foi oficializado a permanência de Maurício Valadares como Gestor da Gerência Regional de Saúde.
Com as nomeações, ficam vagas apenas as gerencias da CIRETRAN, IPA, FUNTEPE e SASSEPE, que devem ter seus gestores nomeados nos próximos dias.
Afogados da Ingazeira continua em baixa
A Frente Popular de Afogados da Ingazeira vem sendo alvo de críticas da oposição local por não conseguir emplacar nenhum nome da "terra" para as gerencias regionais.
Segundo alguns aliados da ex-prefeita Giza Simões, isso demonstra uma clara falta de prestígio junto ao Governo Estadual.
"José Patriota, que foi Secretário Estadual de Articulação Regional, foi "promovido" para Diretor Executivo, ele está longe de ter prestígio com Eduardo Campos, caiu muito de posição", criticam militantes ligados ao grupo de Giza Simões.

Resta saber como a Frente Popular irá reagir a tais afirmações. O BS pergunta: Será que não vamos ter nenhum afogadense ocupando os cargos novamente?
Cecília Patriota GRE Educação
Maurício Valadares GRE Sáude


Dr. Marcílio Pires Dir. Hospital Emília Câmara

2 de fev. de 2011

Campanha nenhuma pernambucana sem documento chegará a Tabira


No próximo dia 8 de fevereiro, o município de Tabira, receberá a Campanha Nenhuma Pernambucana sem Documento.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Mulher e tem o objetivo de distribuir gratuitamente mais de 400 documentos pessoais como identidade, carteira de trabalho e certidão de nascimento.
A ação acontecerá a partir das 9 horas da manhã. No total serão distribuídas 150 Carteiras de Identidades, 150 Carteiras de Trabalho e 150 Certidões de Nascimento.