15 de dez. de 2010

Pernambuco ganhará fábrica da Chrysler





Chrysler está pronta para começar a produzir veículos em Pernambuco. O investimento, que pode chegar próximo de R$ 1 bilhão, será feito pela Fiat, que adquiriu o controle da montadora americana há pouco mais de um ano. A realização do projeto depende agora apenas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe assinar o decreto presidencial, pelo qual será autorizada a prorrogação da medida provisória 471/2009, que concede incentivos fiscais às montadoras que se instalarem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
No âmbito estadual, o governo de Pernambuco enquadra as montadoras de veículos na categoria especial de incentivos fiscais, que trata das indústrias cujos bens ainda não são produzidos no Estado. Diante disso, a Fiat deverá receber um desconto de 95% sobre os créditos presumidos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O benefício é válido por 12 anos e prorrogável por outros 12.
A Fiat confirmou ontem, por meio de uma nota, que está em fase de negociação com o governo de Pernambuco.
Em princípio, o prazo para o governo federal resolva a questão é terça-feira, quando o presidente Lula estará em Pernambuco e, espera-se, o investimento da multinacional possa vir a ser anunciado. Nas últimas duas semanas o governador esteve em Brasília e São Paulo negociando o acordo automotivo. O tema se transformou no principal item dos interesses do Estado nesta transição.
O investimento deverá ser no complexo portuário de Suape, a 60 quilômetros do Recife. O porto é a principal vitrine do desenvolvimento econômico de Pernambuco. O local já abriga projetos importantes, como o estaleiro Atlântico Sul e a refinaria Abreu e Lima (Petrobras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário