3 de fev. de 2011

Pra que serve um deputado?


Caras novas, outras nem tanto. O que esperar desta legislatura? Pra quê serve mesmo um deputado?
Na campanha, eles chegam fazendo zoada nas casas dos potenciais eleitores, “arrastam” ainda mais o sotaque pra criar uma maior empatia, afagam criancinhas catarrentas, comem buchada sem gostar, até tanajura assada, se isso der voto. Depois de eleitos, poucos têm a preocupação de agradar a essa gente que o elegeu.
Agradar, aqui, não é aquele tipo de “agrado” que muitos conhecem. Também não é sinônimo de “voto de aplauso” – coisa mais chatinha -, a menos que o tal sujeito tenha feito algo realmente significante. Agradar é, simplesmente, estar atento aos clamores de seu povo, às suas dificuldades. É estarem unidos, mesmo em partidos diferentes, por uma causa de grande repercussão social, e não apenas no momento de aumentar os próprios salários. Agradar é, ainda, pensar em como melhorar a qualidade de vida da população. Criar leis sérias e esquecer as estúpidas – há uma clara tendência à estupidez em vários parlamentos.
Os deputados eleitos tomaram posse nesta terça-feira com a melhor das intenções, mas diz o ditado que de boas intenções o inferno está cheio. Não basta dar entrevistas prometendo ser produtivo e andar antenado com o povo. É preciso discursar com objetividade, refletir sobre o mandato, pensar em projetos de significância política e prática, que reverberem na sociedade.
Os novos deputados estão prontos para isso?
A primeira grande ocupação dos deputados estaduais é a eleição da Mesa da Assembleia Legislativa, a “arrumação” de seus gabinetes, conferir a verba de gabinete. Passada essa primeira fase, reúnem-se com seus partidos ou grupos políticos, definem estratégias de atuação particular e conjunta. Parte da oposição vai discutir se deve ou não apoiar os atos do governo, alguns dirão que são independentes, outros já acenam para a bancada, insinuantes… só depois é que passarão, de verdade, a atuar. Ou não.
Pra quê serve mesmo um deputado? Nem Tiririca, o bom de voto, sabe. “Chegando lá eu te explico”, disse ele à imprensa, após ser eleito deputado federal. Pensam vocês que não existem deputados por aqui assim? Não sabem porque estão lá na Assembleia, mas depois eles explicam, ok?
Em tempo
“Compete aos deputados estaduais a função de legislar, no campo das competências legislativas do Estado, definidas pela Constituição Federal, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar lei estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual”.
Traduzindo: deputado tem que trabalhar pelos interesses do povo. Do povo, ouviram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário