13 de ago. de 2010

Eduardo vence primeiro debate dos candidatos





A militância fez a festa, a população aplaudiu e a imprensa reproduziu o resultado do debate de ontem à noite, na TV Clube: Eduardo Campos, tranqüilo, venceu com segurança seu principal oponente. Durante o debate, o primeiro destas eleições, Eduardo não cedeu às provocações de adversários, oferecendo a maior contribuição, entre todos os candidatos, para fazer da ocasião um encontro propositivo.
Em duas horas de debate, concentrou-se em apresentar seu plano de governo e expôs as realizações dos três anos e sete meses de sua gestão. “Estou aqui para mostrar as propostas que tenho para continuar construindo um Pernambuco que se desenvolve e cresce junto com os pernambucanos, que avança por meio de parcerias com o Governo Lula”.
Questionado sobre a continuidade das parcerias com o Governo Federal numa eventual derrota de Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial, Eduardo tratou de afastar essa hipótese: “Dilma vai ganhar as eleições e se comprometeu, durante visita a Garanhuns, que iria continuar ajudando Pernambuco”.

Eduardo destacou a importância da articulação política junto ao Governo Lula para que os projetos do Complexo Industrial e Portuário de Suape pudessem gerar milhares de empregos. “Vimos a refinaria de petróleo, sonho de muitas gerações, sair do papel no nosso governo. Vimos o estaleiro, que antes era só conversa, virar realidade e hoje empregar cinco mil pessoas. Na refinaria trabalham cerca de seis mil pessoas. A petroquímica, ao lado da refinaria, emprega oito mil pessoas. São parcerias estratégicas nas quais o nosso Governo soube buscar recursos, soube usar a força política para transformar em obras”.
Tornando-se alvo preferencial dos demais concorrentes, Eduardo manteve a tranquilidade. O candidato Jair Pedro iniciou a série de perguntas questionando a atuação do Governo do Estado nas enchentes da Mata Sul, sob a acusação de governar apenas para os ricos. Eduardo respondeu com uma exposição das ações emergenciais tomadas por sua gestão e conclamando todos a não transformarem uma questão tão séria em uma polêmica eleitoreira.
O ex-governador Jarbas Vasconcelos levantou o tema da educação e da capacitação de mão-de-obra, oferecendo a Eduardo a oportunidade de listar uma série de realizações de sua gestão. “A primeira atitude que eu tomei quando assumi foi reabrir uma escola que o seu governo (de Jarbas) fechou. A mais antiga escola técnica do Nordeste, a ETEPAM formou gerações e seu governo fechou quatro mil vagas. Nós reabrimos a ETEPAM com a economia dos gastos com combustível que nós fizemos por meio da revisão dos contratos do governo anterior”, disse Eduardo.
Eduardo despediu-se dos telespectadores dizendo que o início do guia eleitoral no rádio e na TV, no dia 17 de agosto, irá possibilitar uma apresentação mais detalhada de todas as suas propostas para o futuro. “Vamos mostrar o nosso compromisso para a educação, como dotar Pernambuco de 60 escolas técnicas e o novo plano de cargos e carreiras do professorado. Também as ações para complementar o esforço que estamos fazendo para a saúde pública, com UPAs e novos hospitais”, concluiu o governador.
COMITÊ
Após o debate, Eduardo deixou a TV Clube e seguiu direto para o comitê da Frente Popular, no bairro da Encruzilhada, onde cerca de 1.500 pessoas, após assistirem o debate em telões, esperavam por sua chegada. A militância recebeu o vencedor do debate entoando o grito: “Eduardo fez e construiu. É o melhor governador do Brasil”.
Sempre acompanhado pelos futuros senadores da Frente Popular, Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), Eduardo reafirmou em seu discurso a postura de não se rebaixar às intrigas fomentadas pelos adversários. Armando Monteiro também discursou, avaliando como acertada a decisão de Eduardo de não fugir do debate. “Foi o primeiro confronto direto de ideias e foi possível comprovar que a Frente Popular tem o melhor projeto e também o melhor candidato”, disse Armando. “Quando Eduardo foi perguntado, mostrou que tinha muito a dizer”, enalteceu Humberto.

TV Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário