30 de ago. de 2010

Se a eleição fosse hoje

Fonte: elaboração do autor, com base em pesquisas do Datafolha (3), Ibope (3), Sensus (2) e Vox Populi (1)
Os resultados das nove pesquisas nacionais para Presidente, realizadas neste mês de agosto pelos Institutos Datafolha (3), Sensus (2), Vox Populi (1) e Ibope (2), mostram Dilma Rousseff se distanciando do principal oponente, José Serra, e ampliando sua vantagem de forma consistente, com percentuais fora da margem de erro.
O gráfico que acompanha o texto, que já inclui a pesquisa do Ibope divulgada hoje, 28/08, descreve a evolução das intenções de voto de Dilma comparadas com a soma das intenções de Serra, Marina e outros candidatos (estes, com uma média de intenção de votos de 1,6%).
Nota-se que as intenções de voto de Dilma, até a primeira quinzena de agosto, estiveram ocasionalmente acima das consignadas aos outros candidatos. Entretanto, tomando como referência as últimas quatro pesquisas já se percebe um distanciamento numérico mais regular, com diferenças de percentuais bem fora das margens de erro.
Considerando os quatro últimos levantamentos, no mês de agosto, a média de intenção de votos de Dilma Rousseff foi de 48,3%, o que corresponde a 65,6 milhões de votos, para um contingente total de 135,8 milhões de eleitores (dados do TSE para 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário