18 de ago. de 2010

Situação do senador Jarbas é muito pior que a de Arraes





Em 1998, Arraes foi candidato sem a mínima chance de ganhar. Com o Governo aos frangalhos, duas folhas em atraso, impopularidade malufiana e um escândalo nas costas, o ex-Governador saiu candidato para garantir seu grupo. Jarbas ganhou a eleição com uma grande diferença, sem fazer o mínimo esforço.
A história é bem parecida com a de Jarbas este ano. Foi candidato para fazer palanque a Serra em Pernambuco, empurrado pelo grupo de deputados que precisavam de um candidato com o mínimo de competitividade.
A iminente derrota de Jarbas pode até parecer com a de Arraes, mas a situação é muito diferente. Jarbas está em uma desvantagem muito maior do que Arraes estava em 1998.
Para começar, Arraes estava no Governo e tentava a reeleição. Jarbas não tem nem o Governo, nem a Prefeitura da capital. Dessa forma, nem dinheiro, nem possibilidade de estrutura política sobrou para ele. Mesmo com o seu péssimo terceiro Governo, Arraes ainda tinha a máquina para fazer campanha.
O segundo ponto a ser observado, é que Jarbas só está com o PMDB e o DEM fazendo campanha para ele. Os demais partidos não tem candidatos proporcionais com votos. Para se ter uma idéia, os deputados federais destes dois partidos não alcançam 500 mil votos. Na prática esta montagem de palanque ajuda a empurrar Jarbas para baixo, em uma curva descendente difícil de reverter. Isso sem falar no PSDB, que nem campanha para ele está fazendo. Em 1998, apesar da difícil situação, Arraes tinha um amplo palanque com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário