Petrolina ganhará nos próximos meses uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), equipamento de saúde que faz parte da rede de estruturação de urgência do Estado de Pernambuco. A iniciativa, que irá beneficiar a população, é uma parceria entre os governos federal e estadual, com contrapartida do município. Na terça-feira (27) o prefeito Júlio Lóssio esteve reunido com uma equipe do Recife e secretários municipais, para avaliar o terreno onde será construído o prédio.
Para a construção da UPA, o município de Petrolina fez a doação do terreno e irá receber investimentos dos governos, seguindo o mesmo padrão de construção das unidades localizadas na capital pernambucana.
Durante o encontro estiveram reunidos o coordenador de projetos da Secretaria Estadual de Saúde, Giuseppe Schiattarella, o diretor Gustavo Miranda e o coordenador de obras Marcionilo Ribeiro, ambos da construtora contratada para executar a obra, e o gerente da empresa responsável para acompanhar e fiscalizar a construção da unidade, José Camilo Cunha. O grupo ainda era formado pela secretária de Saúde Lúcia Giesta, pelos secretários de Governo Cléber Araújo, de Ordem Pública Marcelo Cavalcanti e pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Geraldo Júnior.
O terreno doado pelo prefeito está localizado atrás do Centro de Convenções, próximo à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Hospital de Urgências e Traumas (HUT).
A Unidade de pronto Atendimento (UPA) é considerada pelo Ministério da Saúde como uma estrutura que deve compor uma rede organizada de atenção às urgências, com as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgências hospitalares. A UPA funciona 24 horas, todos os dias da semana, atende situações de urgência de baixa e média complexidade e estão integradas ao Servido de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ao Programa Saúde da Família da rede básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário