3 de ago. de 2010

Petrolina doa terreno para construção de UPA Unidade de Pronto Atendimento



Petrolina ganhará nos próximos meses uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), equipamento de saúde que faz parte da rede de estruturação de urgência do Estado de Pernambuco. A iniciativa, que   irá beneficiar a população, é uma parceria entre os governos federal e estadual, com contrapartida do município. Na terça-feira (27) o prefeito Júlio Lóssio esteve reunido com uma equipe do Recife e secretários municipais, para avaliar o terreno onde será construído o prédio.
Para a construção da UPA, o município de Petrolina fez a doação do terreno e irá receber investimentos dos governos, seguindo o mesmo padrão de construção das unidades localizadas na capital pernambucana.
Durante o encontro estiveram reunidos o coordenador de projetos da Secretaria Estadual de Saúde, Giuseppe Schiattarella, o diretor Gustavo Miranda e o coordenador de obras Marcionilo Ribeiro, ambos da construtora contratada para executar a obra, e o gerente da empresa responsável para acompanhar e fiscalizar a construção da unidade, José Camilo Cunha. O grupo ainda era formado pela secretária de Saúde Lúcia Giesta, pelos secretários de Governo Cléber Araújo, de Ordem Pública Marcelo Cavalcanti e pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Geraldo Júnior.
O terreno doado pelo prefeito está localizado atrás do Centro de Convenções, próximo à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Hospital de Urgências e Traumas (HUT).
A Unidade de pronto Atendimento (UPA) é considerada pelo Ministério da Saúde como uma estrutura que deve compor uma rede organizada de atenção às urgências, com as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgências hospitalares. A UPA funciona 24 horas, todos os dias da semana, atende situações de urgência de baixa e média complexidade e estão integradas ao Servido de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ao Programa Saúde da Família da rede básica.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário