11 de out. de 2010

Collor e Lessa juntos no segundo turno em Alagoas





Os ex-governadores de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) e Fernando Collor de Mello (PTB) são adversários históricos da política alagoana. Ambos já rivalizaram em várias disputas, inclusive em 2006, quando disputaram o Senado Federal e Lessa acabou derrotado. No entanto, em nome de uma aliança em torno da candidatura da presidenciável Dilma Rousseff (PT), Collor declarou apoio ao pedetista na disputa pelo governo do Estado de Alagoas, informou o Alagoas 24horas.

Ronaldo Lessa (PDT) enfrentará Teotonio Vilela Filho (PSDB) no segundo turno. Fernando Collor disputou o primeiro turno, mas ficou na terceira posição na disputa pelo Palácio República dos Palmares. O manifesto assinado pelo PTB que declara apoio a Ronaldo Lessa ainda traz todos os partidos que estiveram “irmanados” na campanha de Collor, como PRB e PMN.

Oficialmente, o documento assinado por Fernando Collor destaca “a certeza de que as agremiações além de fazerem parte da bancada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, possuem conteúdo programático para atender ao povo alagoano”. A resolução do partido do senador petebista ainda cobra fidelidade partidária dos integrantes da legenda.

Collor foi indagado sobre a situação da eleita deputada federal Célia Rocha (PTB), que declarou em uma rádio apoio ao tucano Teotonio Vilela Filho. Fernando Collor disse que “foram divulgadas versões” e não “o fato”. “Em política, costuma-se dizer que o que vale é a versão e não o fato. O que foi divulgado não representa o que ocorreu na entrevista dada por Célia Rocha. Conversei com ela duas vezes e negou que tenha externado voto a A ou B. Ela estava emocionada, quando deu a entrevista. Todos conhecem a Célia Rocha e ela vai seguir o partido”.

O detalhe é que mesmo cobrando fidelidade partidária em Alagoas, o PTB de Fernando Collor – que apoia Dilma Rousseff – marcha com o presidenciável José Serra (PSDB). Quanto à aliança com Ronaldo Lessa, Fernando Collor de Mello frisa: “É com absoluta convicção e com certeza de que estamos no caminho certo que aqui hoje nos encontramos. Nosso caminho não poderia ser diferente a este que aponta para um rumo diferente da coligação que aí está”.

De acordo com Fernando Collor, há pontos coincidentes entre a campanha dele e a de Ronaldo Lessa. “O maior é o fato de pertencermos à base de apoio a Lula, que faz um governo que a todos nos deixa envaidecido”. Fernando Collor disse ainda que Ronaldo Lessa terá seu “total apoio, irrestrito e incondicional”.

Collor somou o percentual de votos que teve no primeiro turno ao de Lessa e disparou: “60% da população rejeita o governo que aí está. Este governo nos deixou os piores índices”. Por fim, fez uma – em suas próprias palavras – “convocação”. “A todos que me confiaram votos, eu convoco para buscarem os votos que puderem para Dilma Rousseff e Ronaldo Lessa”. Ao final ainda brincou com um bordão de sua própria campanha em referência ao número de Lessa, nas urnas: “Buzinou é 12”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário