1 de out. de 2010

Se houver 2º turno será por outros motivos e não pelo debate de ontem à noite




Se o candidato José Serra esperava fazer uso do debate de ontem à noite promovido pela TV Globo para levar a eleição presidencial ao segundo turno, jogou essa chance fora.
O debate não teve o calor que se esperava e o maior culpado por isso foi o próprio Serra, que poderia tê-lo apimentado mas não o fez. Quando teve a chance de perguntar a Dilma não perguntou, optando por dirigir suas perguntas a Marina Silva e a Plínio de Arruda Sampaio.
É certo que o formato do debate não ajudou e incluiu temas muito vagos para serem abordados pelos candidatos como “legislação trabalhista” e “funcionalismo público”, por exemplo. Mas Serra poderia ter chamado Dilma para a briga, como foi sugerido aqui pelo senador Jarbas Vasconcelos.
Como não houve vencidos nem vencedor, quem lucrou com o debate foi Dilma Rousseff, que está à frente em todas as pesquisas e ameaçando liquidar a fatura no primeiro turno.
Havia “n” assuntos para Serra questionar a candidata do PT, deixando-a no mínimo em dificuldade para dar explicações a respeito deles. Mas o tucano sempre teve dificuldade para atacar seus adversários.
Manteve o tom professoral de sempre, o que certamente não lhe agregou votos.

Dilma, que representa o terceiro mandato do presidente Lula, teve um desempenho razoável para quem está disputando sua primeira eleição e logo com um “macaco velho” feito Serra, que já foi deputado, senador, ministro, prefeito de São Paulo e governador.
Ela não entrou em bola dividida e embora abusando da expressão “Eu considero...”, apresentou-se corretamente como a continuadora do governo de Lula, que tem 80% de avaliação positiva.
Serra, mais uma vez, negou-se a se apresentar ao país como “alternativa” ao governo que está aí e sim como “gerente” capaz de pôr o governo nos eixos, na feliz expressão de Marina Silva.
A candidata do PV também teve um desempenho razoável dentro de suas limitações políticas, intelectuais e eleitorais, mas não chegou a ser convincente quando disse que estará no segundo turno junto com a candidata do PT.
Quanto a Plínio de Arruda Sampaio, cumpriu bem o seu papel de um dos últimos remanescentes “jurássicos” da cena política nacional, porém seu discurso não chega a sensibilizar o eleitorado brasileiro a julgar pelo índice de intenções de voto que ele tem nas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário