1 de out. de 2010

Candidatos com registro pendente não terão votos divulgados no domingo







Esses votos irão para um arquivo separado e futuramente o tribunal decidirá como vai computar esses votos”, declarou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski
O Supremo Tribunal Federal (STF) enterrou ontem as últimas esperanças depositadas por candidatos e eleitores que esperavam para antes das eleições uma posição definitiva sobre a validade da Lei da Ficha Limpa.
A decisão dos ministros de extinguir o processo em que o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) tentava reverter a inelegibilidade adia para depois de 3 de outubro a retomada da discussão sobre a Ficha Limpa.
Enquanto isso, candidatos com o registro indeferido, mas que aguardam a análise de recursos, irão às urnas daqui a três dias sabendo que os votos que receberem serão contabilizados como nulos.
Conforme antecipou o Correio em reportagem publicada no sábado, os candidatos com a situação indeferida aparecerão sem nenhum voto no momento da divulgação do resultado. “O que nossas máquinas estão programadas é para que no caso dos candidatos que não obtiverem registro até o momento da eleição, apareça simplesmente um zero.
Esses votos irão para um arquivo separado e futuramente o tribunal decidirá como vai computar esses votos”, declarou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski.
O que é certo, por enquanto, é que pelo menos 169 candidatos, segundo números do TSE, enfrentarão as eleições sem saber se serão diplomados em caso de vitória nas urnas, por terem sido barrados com base na Lei da Ficha Limpa. Nessa situação encontram-se figuras de peso da política brasileira (veja quadro).
Há também candidatos que estão com o registro deferido, mas aguardam a análise de recursos protocolados por adversários ou pelo Ministério Público (MP) contra suas pretensões eleitorais. De acordo com o TSE, esses políticos terão os votos contabilizados e divulgados, mesmo que contra eles pesem recursos pendentes de análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário